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LGPD contribui para a proteção contra fraudes financeiras, saiba como ela pode evitar prejuízos financeiros a sua empresa

Brasil sofreu 2,8 mil tentativas de golpes por minuto em canais financeiros digitais no primeiro trimestre de 2023

Segundo o levantamento feito pela empresa de prevenção de fraudes e segurança digital CAF, a partir de dados do Banco Central, o mercado brasileiro sofreu 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras por minuto nos canais eletrônicos ao longo do primeiro trimestre de 2023.

Dentre as atividades afetadas, os serviços financeiros tiveram o maior índice de tentativas de fraudes, registrando 1,73%. Em seguida, as transações financeiras em aplicativos de mobilidade, como carros de aplicativo e entregas, apresentaram uma taxa de 1,27%. Já o comércio eletrônico teve uma incidência de tentativas de fraude de 0,31% nos pagamentos online.

Além dos prejuízos gerados aos clientes, as empresas também precisam ficar atentas para não sofrer impactos financeiros. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) estabelece que todos os negócios possuem responsabilidade pelo tratamento adequado dos dados pessoais dos consumidores, ou seja, que são obrigados a adotar medidas preventivas para proteger essas informações. Isso leva as empresas a investirem em segurança e prevenção de fraudes, se ajustando a LGPD para evitar possíveis consequências legais e danos à sua reputação.

Esta lei foi criada em 2018 e tem como objetivo principal proteger os direitos de privacidade e dados pessoais dos cidadãos. Embora não tenha sido especificamente criada para combater fraudes financeiras em canais eletrônicos, ela estabelece diretrizes e requisitos que podem contribuir indiretamente para a proteção dos consumidores.

Entre as normas que devem ser seguidas estão requisitos específicos como: mapear todas atividades que tratam dados pessoais, bem como, informar claramente o propósito da coleta, armazenamento, compartilhamento, dar finalidade e enquadrar em alguma hipótese legal, também garantir a segurança dessas informações e adotar medidas para evitar o acesso não autorizado a elas.

É importante ressaltar que, o aumento da segurança proporcionado após a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, detecção de fraudes também dependem de outras medidas, como ações das instituições financeiras, monitoramento de atividades suspeitas, políticas internas de segurança, evitar clicar em links que não são confiáveis, entre outros. Além disso, é importante que os consumidores estejam sempre atentos e ao perceber qualquer sinal de problema comunique imediatamente seu banco, registre uma ocorrência policial e procure orientação legal sobre como proceder após ter sido vítima de fraude.